Notícias

01/06/2018 13:06

O risco da hemorragia no pós parto

A espera do bebê, a tão festejada chegada, é tudo mágico. O Papo de Obstetra aborda um assunto bem importante para logo após o parto: a hemorragia. É no intuito de orientar, mamães não precisam se apavorar, um atendimento adequado é suficiente para diminuir bem os riscos.

De acordo com o ginecologista e obstetra, João Félix Dias, “logo após a expulsão fetal, momento em que a mãe dá a luz o seu tão amado e esperado rebento, o útero sofrerá contração de volume e a seguir a expulsão da placenta”.

Pois bem, um risco ronda esse momento mágico. As emoções foram fortíssimas, a alegria pela conclusão do parto e o cansaço pelo esforço depreendido no trabalho para fazer nascer seu bebê se somam num turbilhão de emoções, alegria, felicidade e realização.

Mas que os olhos vigilantes e atentos da equipe de cuidadores não se deixam trair: um perigo sorrateiro ronda o pós parto: a hemorragia. Então, atenção,  mães e cuidadores, prestem atenção no útero e na contração uterina. A qualquer dúvida, chame  a enfermagem ou seu médico.

“A hemorragia pós parto é uma ameaça real. É muitas vezes confundida inicialmente com o sangramento normal pós parto chamado de  lóquios ou loquiação. Mas muitas vezes pode representar o avanço sinistro das sombras. O útero deve regredir de volume e formar o globo de segurança de Pinard, que nada mais é que o útero contraído e palpável no hipogástrio (pé da barriga) logo abaixo do umbigo.

Se isso não ocorre como deveria, acontece a hemorragia pós parto. A paciente pode perder grande volume de sangue, sendo esta a principal causa de hemorragia  pós  parto  e  uma das principais causas de mortalidade materna”, alerta o Dr. João Félix.

 As perdas chegam as vezes de necessitar transfusão de sangue para tirar a paciente da anemia aguda, fraqueza e estado de choque, situação em que a mulher fica com a pressão arterial muito baixa devido ao grande volume de sangue perdido.

Fica a nossa dica sobre o assunto, quando se trata de gravidez e parto, ficar em alerta é sempre a melhor escolha!


Titulo fixo
Titulo fixo
Titulo fixo

Endereço

Rua Alberto Velho Moreira, 220
Bandeirantes
Cuiabá / MT

Telefones

65 3623-9135
65 99681-9135

Atendimento Imprensa

65 99972-8268

Titulo fixo
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo