Notícias

01/04/2018 23:25

O angustiante momento da introdução alimentar

Quando chega a fase de introduzir alimentos diferentes para o bebê muitas mães se veem em apuros. No Grupo de whats  Papo de Obstetra o assunto rendeu boas orientações e trocas esta semana.

Uma mamãe ensinou o que tem dado certo para seu bebê: “Eu cozinho a batata, cenoura, abobrinha, beterraba, brócolis (Um pedaço pequeno de casa alimento) e meia folha de couve. Frito a carne ou o fígado e depois coloco os legumes e dou uma refogada. Coloco água, um pouco de sal e deixo cozinhar”. Bela e nutritiva receitinha, não é?

A outra mamãe relatou as dificuldades que teve na época da introdução alimentar: “Muitas vezes não é tão simples... cada criança tem o jeito próprio.  Meu bebê também teve muitas dificuldades... se o pedaço era  muito  grande,  engasgava, vomitava. Nunca foi de pegar alimentos com as mãos e levar à boca. Hoje ele tem um ano e 8    e  come de tudo, mas começou a ser seletivo. Fruta por exemplo, dá trabalho para comer em casa.... mas na creche falam que ele  come tudo. Ele descobriu o açúcar. E eu evito dar em excesso. Como ele descobriu que eu não deixo comer à vontade doces.... quando ele acha um....corre e se esconde de mim....E assim vamos indo... Ontem quando busquei na escola deram um brindezinho de Páscoa, sabe o que ele fez? Saiu  correndo pelo pátio, fugindo de mim”. Espertinhas essas crianças, não é, mamães?

E rolou angústia de outra mamãe: “Mamães que já passaram dessa fase de introdução alimentar, os bebês de vocês faziam ânsia e jogava tudo pra fora? Hoje meu bebê jantou e dei água, logo o deitei pra arrumar água pro  banho,  ele vomitou toda a janta, fiquei desesperada”.

Uma coisa é certeza: a paciência e criatividade na hora de oferecer alimentos tão diferentes dos usualmente conhecidos dos bebês. Hoje a tecnologia é um ponto a favor das mães que trocam ideias, angústias e experiências pelos grupos de maternidade. Não há regra básica a ser seguida uma vez que cada bebê é único.


Titulo fixo
Titulo fixo
Titulo fixo

Endereço

Rua Alberto Velho Moreira, 220
Bandeirantes
Cuiabá / MT

Telefones

65 3623-9135
65 99681-9135

Atendimento Imprensa

65 99972-8268

Titulo fixo
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo