Notícias

26/03/2020 15:20

Aproveite o afeto com os filhos

"Fico pensando se as famílias dessas 3.400 pessoas, que sequer irão poder enterrar seus mortos, ou as 33 mil famílias infectadas estão preocupada com o “ano letivo”, com o “dever de casa”.

Sou professora. Trabalhei com Educação a vida inteira. Acredito na importância da Educação. Mas sinceramente? É preciso dimensionar a importância das coisas em cada momento.

As crianças estão confusas, assustadas, angustiadas, apreensivas tanto quanto nós, as vezes mais, porque as pequenas não compreendem bem tudo que está passando.

Pais classe média preocupadíssimos com “conteúdo escolar”, entendo, mas agora é hora de investir no “conteúdo humano”. Cozinhe com elas, arrume a casa com elas, ensine-as sobre higiene e cuidado. Cante com elas, conte histórias, faça pipoca e compartilhe desenhos e filmes, converse sobre eles, leiam juntos, rezem juntos...

Aproveite para conhecer seu filho. Saber o que sente, o que pensa, quem é essa pessoinha que você leva e trás da escola, natação, balé, inglês...

Mostre fotos antigas de sua infância. Deixe que elas conheçam a história de quem é esse adulto que as leva e trás!
Existem muito “conteúdos” que podemos aproveitar para desenvolver nesse período de crise e reclusão essenciais para a formação desse ser humano. Conteúdos que andam bem negligenciados.

Pode deixar que depois ensinaremos a eles as frações, expressões numéricas, pronomes e orações subordinadas adversativas - como se deve e não nessa farsa à distância - e ele seguirá o curso normal de sua vida.

Daqui alguns anos você vai lembrar da pandemia, da quarentena, da insegurança da angústia. Mas seu filho poderá se lembrar como “o melhor tempo que passei com meus pais!” Depende de você.

Andréa Serpa
20/03/2020


T tulo fixo
T tulo fixo
T tulo fixo

Endereço

Rua Alberto Velho Moreira, 220
Bandeirantes
Cuiabá / MT

Telefones

65 3623-9135
65 99681-9135

Atendimento Imprensa

65 99972-8268

T tulo fixo
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo